Veja o que é o aditamento do FIES

Os alunos receberão orientação e acompanhamento de natureza transversal sobre o seu grau. Tal informação atenderá, entre outros, aos seguintes aspectos: a) Objetivos do grau; b) Recursos pessoais e materiais disponíveis; c) Estrutura e programação progressiva dos ensinamentos; d) Métodos de ensino aplicados; e) procedimentos e cronogramas de avaliação; f) Indicadores de qualidade, como as taxas esperadas e reais de desempenho acadêmico dos estudos; taxas de incorporação laboral de diplomados.

Para desenvolver os seus programas de orientação e de acordo com as disposições dos regulamentos regionais e as próprias universidades, os centros podem nomear coordenadores e tutores de grau, cuja missão será a de realizar uma orientação de qualidade, visando reforçar e complementar o ensino.

Como formação integral e crítica dos alunos e como preparação para o exercício de atividades profissionais. No caso das universidades à distância, a figura dos tutores e suas atividades será ajustada à sua metodologia de ensino e avaliação.

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Universidades conduzir em conformidade com as disposições da legislação regional e as próprias universidades, sistemas tutores que integram ações coordenadas de informação, orientação e apoio à formação de estudantes, desenvolvidas por professores e pessoal especializado.

Os coordenadores e tutores de grau irão auxiliar e orientar os alunos nos seus processos de aprendizagem, na sua transição para o mundo do trabalho e no seu desenvolvimento profissional. As universidades estabelecerão os procedimentos apropriados para divulgar os planos, programas e atividades tutoriais.

Os alunos serão assistidos e orientados, individualmente, no processo de aprendizagem de cada disciplina ou assunto do seu currículo, através de tutoriais desenvolvidos ao longo do ano letivo aditamento FIES.

É da responsabilidade dos departamentos garantir o cumprimento das tutorias do corpo docente que lhes é atribuído de acordo com os currículos e o horário de ensino do ensino em que lecionam. As universidades, através de seus centros e departamentos, garantirão que os estudantes possam acessar os tutoriais, estabelecendo os critérios e horários correspondentes.

Como quitar o FIES?

Programas de tutoria e atividades de tutoria devem ser adaptados às necessidades dos alunos com deficiência, com os departamentos ou centros procedendo, sob a coordenação e supervisão da unidade competente em cada Universidade, às adaptações metodológicas precisas e, quando apropriado, para o estabelecimento de tutoriais específicos de acordo com suas necessidades. Os tutoriais serão realizados em locais acessíveis para pessoas com deficiências.

O estabelecimento de programas permanentes de tutoria será promovido para que o aluno com deficiência possa ter um tutor ao longo de seus estudos. A universidade, com o apoio das administrações que têm competência em assuntos universitários, assegurará que o ensino e a gestão dos cursos correspondentes às suas diferentes qualificações oficiais satisfaçam as mesmas condições de qualidade.

Os estudantes têm o direito de conhecer os planos de ensino das disciplinas ou disciplinas em que pretendem se inscrever, com tempo suficiente e, em qualquer caso, antes da abertura do período de matrícula em cada ano letivo. Os planos de ensino especificarão os objetivos de ensino, os resultados de aprendizagem esperados, os conteúdos, a metodologia e o sistema e as características da avaliação.

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