Como seu corpo obtém nutrientes dos alimentos

Comer uma ampla variedade de alimentos que incluem uma variedade de nutrientes é a maneira mais fácil de ter uma dieta saudável.

Nesta página, você aprenderá porque seu corpo precisa de cada um dos seguintes nutrientes e em quais alimentos você os encontrará:

  • Proteínas;
  • Carboidratos;
  • Gorduras;
  • Vitaminas e minerais;
  • Água.

Proteínas e Carboidratos

As proteínas dão ao seu corpo aminoácidos – os blocos de construção que ajudam as células do seu corpo a realizar todas as atividades cotidianas. Proteínas ajudam seu corpo a construir novas células, reparar células velhas, criar hormônios e enzimas e manter seu sistema imunológico saudável. Se você não tem proteína suficiente, seu corpo leva mais tempo para se recuperar da doença e é mais provável que você fique doente em primeiro lugar.

Durante o tratamento para o câncer de mama, algumas pessoas podem precisar de mais proteína do que o habitual. Boas fontes de proteína são carne magra, peixe, frango e produtos lácteos com baixo teor de gordura, assim como nozes, feijões secos, ervilhas e lentilhas.

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Os carboidratos lhe dão energia rápida – eles rapidamente entram no seu sangue como glicose (açúcar no sangue), que seu corpo usa como combustível primeiro, antes de transformar as sobras em gordura.

Frutas, legumes, pão, macarrão, grãos, cereais, biscoitos, feijões secos, ervilhas e lentilhas são boas fontes de carboidratos. Muitos deles também são boas fontes de fibra, que seu sistema digestivo precisa para se manter saudável.

Açúcar (branco e marrom), mel e melaço também são carboidratos. Mas esses tipos de carboidratos são ricos em calorias e não oferecem outros benefícios (como vitaminas e minerais). Grãos integrais e frutas e vegetais são fontes mais saudáveis ​​de carboidratos que grãos refinados e açúcares.

Gorduras

As gorduras dão ao seu corpo os ácidos graxos de que ele precisa para crescer e produzir novas células e hormônios. A gordura também ajuda algumas vitaminas a se moverem pelo corpo. As vitaminas A, D, E e K são vitaminas lipossolúveis, o que significa que elas precisam de alguma gordura para serem absorvidas.

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Eles também são armazenados nos tecidos gordurosos em seu corpo e no fígado. A gordura também ajuda a proteger seus órgãos contra traumas. Seu corpo armazena o excesso de calorias como gordura, que é economizado como energia de reserva.

As gorduras fornecem mais calorias concentradas do que carboidratos ou proteínas. Em outras palavras, uma colher de chá de gordura terá mais calorias do que uma colher de chá de carboidrato ou uma colher de chá de proteína.

Existem três tipos básicos de gorduras:

  • Gorduras saturadas são encontradas principalmente em produtos de carne e leite integral, ou, em outras palavras, alimentos que vêm de animais. Ainda assim, o óleo de coco e o óleo de palma são gorduras saturadas. Gorduras saturadas são tipicamente sólidas à temperatura ambiente.  As gorduras trans (também chamadas gorduras trans-saturadas ou ácidos graxos trans) são formadas quando óleos vegetais líquidos passam por um processo chamado hidrogenação, no qual o hidrogênio é adicionado para tornar os óleos mais sólidos. As gorduras vegetais hidrogenadas são usadas no processamento de alimentos porque elas dão aos alimentos uma vida útil mais longa e um sabor, forma e textura desejáveis. A maior parte da gordura trans é encontrada no encurtamento, na margarina grossa (ou dura), biscoitos, bolachas, salgadinhos, frituras (incluindo fast food frito), donuts, salgados, assados ​​e outros alimentos processados ​​feitos com ou fritos em parte. óleos hidrogenados.
  • Gorduras monoinsaturadas e poliinsaturadas são encontradas principalmente em alimentos vegetais, como legumes, nozes e grãos, bem como óleos feitos a partir dessas nozes e grãos (canola, milho, soja). Os ácidos graxos ômega-3 e ômega-6 são poliinsaturados. Além de vegetais, nozes e grãos, os ácidos graxos ômega-3 e ômega-6 são encontrados em peixes de água fria, como atum, salmão e cavala. Gorduras mono e poliinsaturadas podem manter baixos os níveis de triglicerídeos. Triglicerídeos são uma forma de gordura na corrente sanguínea. Estudos associaram altos níveis de triglicérides ao aumento do risco de acidente vascular cerebral e doença cardíaca.
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